sexta-feira, 18 de abril de 2014

Coluna da sexta-feira com Magno Martins

 No inferno astral
Pesquisa do Vox Populi contratada pela revista Carta Capital confirma a queda na popularidade da presidente Dilma já identificada lá atrás pelo Ibope e Datafolha. Um dado que chama atenção é que a população está praticamente dividida em relação à sua gestão.
Enquanto 32% se mostram satisfeitos, 28% rejeitam não apenas o Governo, mas o estilo de governar de Dilma. Há muito, desde as manifestações de junho do ano passado, a presidente não consegue passar uma semana sequer sem que haja um fato negativo envolvendo o seu governo.
O maior desgaste tem sido provocado pelo mega escândalo na Petrobras, que pode piorar se a oposição conseguir instalar uma CPI para apurar todas as irregularidades. A propósito, o PT recebeu pesquisa nacional mostrando que o Brasil rachou ao meio no caso da compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras.
Cerca de 50% dos entrevistados tomaram conhecimento dos fatos e, destes, 56% avaliam que houve “negligência do governo”. Os estrategistas do Planalto aguardam a decisão da ministra Rosa Weber (STF) para preparar a reação. Até lá, segue a linha de acusar os críticos de inimigos da Petrobras.
A avaliação interna é de que as denúncias envolvendo a empresa e o debate sobre a criação de uma CPI no Congresso trouxeram um ambiente negativo ao País, que acabou ajudando na queda da avaliação do governo e da própria presidente na corrida presidencial.
A pesquisa já havia detectado que o controle da inflação também foi avaliado negativamente.  Existe uma preocupação com a instalação da CPI da Petrobras mesmo em sua versão ampliada, para incluir apuração sobre cartel no Metrô de São Paulo e obras no Porto de Suape.
Articuladores políticos do Planalto têm se mobilizado para evitar a abertura de qualquer CPI sobre o caso, mas há o reconhecimento interno de que será difícil evitá-la, porque o principal aliado, o PMDB, faz 'jogo duplo', nas palavras de interlocutores de Dilma.
NA DEFENSIVA– Dilma e o ex-presidente Lula continuam sem falar a mesma língua na crise da Petrobras. Apesar do constrangimento provocado pela posição divergente da presidente Dilma e do ex-presidente Lula sobre a compra da refinaria de Pasadena, os aliados avaliam que eles não têm interesse em exacerbar o conflito. Mas Lula não está gostando de ver Dilma na defensiva.
O herdeiro?– Apareceu, enfim, um nome na família para herdar o espólio eleitoral da ex-deputada Ana Arraes, hoje conselheira do Tribunal de Contas da União, na disputa proporcional: o advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador Eduardo Campos. Se sair de fato federal, tende a superar as votações de Felipe Carreras e Tadeu Alencar, também do núcleo eduardista.

Esculhambação geral– No Interior, tem sido comum a mudança no regimento das câmaras municipais para antecipar a eleição da mesa diretora do biênio 2015-2016. O exemplo mais recente vem de Surubim, que ontem reelegeu o presidente da Casa, Fabrício Amorim (PSD), cujo mandato tem validade até o fim do primeiro biênio, em dezembro próximo. É o jeitinho brasileiro de burlar as leis!
Renúncia, já!- O líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), defende abertamente a renúncia do deputado licenciado André Vargas (PT-PR) ao mandato parlamentar. 'Nossa expectativa é que ele renuncie. Acho que a renúncia ao mandato é o melhor para ele. É o que nós esperamos até para não ficar sangrando permanentemente.'
Pajeuzeiro homenageado- Pernambucano de Tabira, o juiz Mozart Valadares será agraciado, na próxima segunda-feira, com a Medalha da Inconfidência Mineira, a mais expressiva comenda outorgada pelo Estado de Minas Gerais. A homenagem é fruto da efetiva participação do magistrado na abolição do nepotismo do serviço público brasileiro e da aprovação da Lei da Ficha Limpa.



CURTAS
AH, BOM!– O ex-prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), garante que o atual prefeito José Mário teve absoluta autonomia para conduzir as negociações com os agricultores que perderam suas terras para uma usina de cimento e protestaram fechando uma estrada. Mas, estranhamente, a nota à Imprensa veio como uma recomendação de Anchieta.
JOGOU A TOALHA- O ex-prefeito de Brejão, Sandoval Cadengue (PSB), desistiu de disputar um mandato de deputado federal, mas apoiará o deputado estadual Marcoantônio Dourado, do mesmo partido, que tenta a reeleição.
Perguntar não ofende: Sai a CPI da Petrobras ou a CPI do Fim do Mundo?
'Há alguns que se fazem de ricos, e não têm coisa nenhuma, e outros que se fazem de pobres e têm muitas riquezas'. (Provérbios 13-7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário