quarta-feira, 3 de abril de 2019

Embrapa desenvolve pesquisa para utilização de drones no monitoramento de rebanhos

Créditos: Fabiano Bastos -EmbrapaUma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai testar a tecnologia dos drones para auxiliar criadores do campo, principalmente de gado. Segundo a instituição, as aeronaves podem sobrevoar a área e auxiliar os produtores na contagem do rebanho. O projeto é um dos aprovados na terceira chamada da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), instituição pública de incentivo à pesquisa acadêmica ligada ao governo paulista.
O pesquisador Jayme Barbedo é quem lidera o projeto na Embrapa. Ele afirma que a necessidade de se desenvolver essa tecnologia surgiu após encontros com a equipe do Ministério da Agricultura, e expuseram a necessidade de um controle dos animais, principalmente em propriedades que ficam em regiões de fronteira. Isso porque, além dos roubos e abates ilegais, existe a preocupação com os animais de outros países, que podem infectar o rebanho por conta da falta de vacinas.
Barbedo lembra ainda, que em muitas propriedades, pela vasta quantidade de animais no campo, o produtor não têm um controle de seu rebanho, necessidade que a pesquisa desenvolvida tenta suprir.
“O projeto mesmo, os experimentos específicos, devem começar a partir do mês que vem, e imaginamos que dentro de seis meses ou um ano, a gente já tenha resultados bastante sólidos sobre o real potencial dessa ferramenta e como conseguiremos implementar isso de maneira eficiente", detalhou o pesquisador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário