Poção

Poção é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Administrativamente, o município é composto pelo distrito sede e pelos povoados de Pão-de-Açúcar de Poção e Gravatá dos Gomes.



Praça Principal


As terras de Poção figuravam, em 1832, no espólio do capitão-mor Francisco Xavier Paes de Melo Barreto, que residiu na fazenda Poço dos Patos, no antigo termo de Cimbres, localizada à margem da atual estrada que liga Pesqueira a Poção. A fundação de Poção deu-se em 1871, pelo padre D. Estanislau Ferreira de Carvalho, ao erigir a capela de Nossa Senhora das Dores em terreno do patrimônio doado por Francisco José Bezerra, a quem coube a iniciativa de construir a primeira casa nas imediações de um grande poço, de onde adveio o nome da localidade – Poção. Pela Lei Provincial nº 1.230, de 24 de abril de 1876, foi classificado como distrito de paz, da comarca de Cimbres. Em 04 de março de 1893, através de lei municipal, obteve as prerrogativas de distrito, entendido como unidade jurídica e administrativa do município autônomo de Cimbres, sediado em Pesqueira.


 
Nossa cidade num inverno muito gostoso


A categoria de vila foi conferida a Poção, como às demais sedes de distritos da época, através da Lei Estadual nº 991, de 1º de julho de 1909. Em 1924, a atual cidade de Poção teve seu nome mudado para Sérgio Loreto, em homenagem ao então governador, que construiu a rodovia ligando a vila “açaiense” à sede municipal da época. Essa denominação permaneceu por seis anos, até que o governo instaurado com a revolução de 30 decidiu fazer retornar o nome anterior. Algumas tentativas houve no sentido de o nome Açaí substituir Poção, sem êxito, embora contasse com a simpatia da população local. O município de Poção foi criado em 29 de dezembro de 1953, desmembrado do de Pesqueira, tendo como sede a vila do mesmo nome, através da Lei Estadual nº 1.818, a mesma que criou a comarca. A instalação ocorreu em 22 de maio de 1954. O Decreto-Lei Estadual nº 61, de 05 de agosto de 1969, extinguiu a comarca de Poção, que passou a termo da comarca de Pesqueira.



Aspectos Culturais e Turísticos

O principal atrativo de Poção é a produção de Renascença, renda de origem européia, tecida em almofada e cujas aplicações se prestam ao adorno das mais diversas peças. Essa atividade artesanal, assumida pela grande maioria da população como meio de vida, pode ser facilmente encontrada na Cooperativa Arte Rendas e na feira popular, realizada aos sábados. Poção é o maior produtor de renda renascença do Brasil[5]. A renda é exportada para diversos estados brasileiros e exportada para sete países da América, Europa e Ásia.







Renda Renascença



O Calvário do centro Bíblico: Cruzeiro de Poção



O turismo religioso está presente em Poção, sobretudo durante a Semana Santa, quando milhares de romeiros visitam o seu Centro de Instrução Bíblica. Situado em uma área de três hectares, o Centro une a paisagem natural, privilegiada em mirantes e arborização, aos mais variados símbolos e elementos religiosos, a exemplo do Cruzeiro e dos nichos alusivos às estações da Via Sacra - compondo um espaço essencialmente místico.



Outros locais de visitação interessante são o Sítio Araçá, com casa de farinha em funcionamento, a nascente do rio Capibaribe (que corta o Recife); e a Cachoeira do Cafundó, propícia aos banhos. Poção é também conhecido por suas fazendas de gado, pela realização de vaquejadas e pelo clima frio e agradável. O seu centro urbano, típico das cidades do interior pernambucano, apresenta como destaque a igreja dedicada à padroeira, Nossa Senhora das Dores, em frente à qual encontra-se a Praça Estanislau Ferreira de Carvalho, com seu coreto e canteiros floridos. Nela, a indicação do local onde existia o poço que deu origem ao povoamento e ao nome do município.



Nascente do Rio Capibaribe, na divisa entre PB e PE 

Geografia

Localiza-se a uma latitude 08º11'11" sul e a uma longitude 36º42'18" oeste, estando a uma altitude de 1000 metros. Sua população estimada em 2007 era de 11 135 habitantes. Possui uma área de 212 km².

Relevo

O município encontra-se localizado no Planalto da Borborema.

Vegetação


A vegetação nativa é formada por Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, próprias do agreste.

Recursos hídricos

O município de Poção está nos domínios das Bacias Hidrográficas dos Rios Ipojuca e Capibaribe. Os principais tributários são o Rio Ipojuca e o Riacho Poção. Todos os cursos d’ água no município são intermitentes. O açude Duas Serras é a maior acumulação de água do município, com capacidade de 2.200.000 m3. A nascente do rio Capibaribe nasce nesse município.

Terras indígenas

No município de Poção localiza-se parte da terra indígena Xucuru, homologada em 30/04/2001. São 21.118 ha pertencentes à União e reservados aos índios neste município.
Unidade federativa Pernambuco Mesorregião Agreste Pernambucano IBGE/2008 [1] Microrregião Vale do Ipojuca IBGE/2008 [1] Região metropolitana Municípios limítrofes Pesqueira ao sul e oeste, São João do Tigre (PB) ao norte, Jataúba ao nordeste e Belo Jardim ao leste Distância até a capital 244 km Características geográficas Área 200 km² População 11.503 hab. est. IBGE/2009 [2] Metro {{{população_metro}}} hab. est. IBGE/2009 [2] Densidade 55,7 hab./km² Altitude 1.100m m Clima Tropical Chuvoso, com verão seco,Clima Suiso (brejo de altitude) As' Fuso horário UTC-3 Indicadores IDH 0,571 médio PNUD/2000 [3] PIB R$ 31.189 mil IBGE/2005 [4] PIB per capita R$ 2.561,00 IBGE/2005 [4]