segunda-feira, 28 de julho de 2014

Coluna da segunda-feira


Vêm mais pesquisas por aí
Em meio ao sermão de Dom Magnus, bispo da Diocese de Salgueiro, na Missa do Vaqueiro, ontem, no Parque das Lages, em Serrita, a 550 km do Recife, um assunto corria solto e atraia muito mais a atenção dos políticos presentes: as próximas pesquisas na corrida estadual. O Ibope, contratado pela TV-Globo, traz quarta ou quinta o seu primeiro levantamento.
No fim de semana, provavelmente no sábado, o JC publica números do Instituto Maurício Nassau. É evidente que ambos os levantamentos trarão novidades em relação ao Opinião, porque o campo está muito mais atualizado.
E a medida que a campanha avança e o tempo passa os cenários vão se alterando, criando a possibilidade de sinalizar para uma tendência do eleitor. Mudança para valer, entretanto, se vier a ocorrer, somente se observará a partir do final de agosto, quando já teremos praticamente 15 dias de propaganda eleitoral no rádio e na televisão.
As próximas pesquisas, embora sejam importantes, mostrarão apenas uma radiografia do momento eleitoral, sem impactos. O grande impacto se dá quando o eleitor se ligar no processo eleitoral.
Queira ou não, o eleitor brasileiro – e o pernambucano não foge à regra – ainda está assimilando a grande frustração pela perda da Copa do Mundo, quando o Brasil levou uma sova da Alemanha que entrou para à história.
É a propaganda na tevê que fará esta mudança, não o guia eleitoral em sim, mas a influência das inserções de 30 segundos no horário nobre e ao longo do dia em toda programação das mais variadas emissoras abertas.
VAI PEGAR FOGO! – Muitas vezes, os políticos são obrigados a cair em saia justa. Ontem, em Serrita, Armando Monteiro e Paulo Câmara, que polarizam a corrida estadual, ficaram praticamente lado a lado, no mesmo ambiente em que transcorreu a Missa do Vaqueiro. Mas fizeram, entretanto, questão de demonstrar que o termômetro da campanha vai aumentar, porque nenhum se esforçou em sair do seu lugar e cumprimentar o outro.
E tome sol na cara! – Sem acesso ao local da missa, restrito aos artistas e vaqueiros, o governador João Lyra Neto e os candidatos a governador e senador, tanto da Frente Popular quanto da oposição, torraram, literalmente, no sol escaldante do Sertão, ontem, de 10 ao meio dia, em Serrita. Preocupado, Câmara tomou um banho de protetor enquanto Armando pegou carona num chapéu de palha de um aliado.
Surpresa - O ex-presidente do PFL e ministro do TCU José Jorge está surpreso com a versão de que cedeu a pressões do PT para livrar a presidente Dilma do caso Pasadena. Ele garante: “Não fui procurado por ninguém, nem do governo nem da oposição”.
A Diana– Sem candidato a governador declarado ainda, o prefeito de Serrita, Carlos Cecílio (PSD), deu uma de Diana, ontem, como anfitrião da Missa do Vaqueiro. Bateu continência para o candidato da Frente Popular, Paulo Câmara, e depois ternurou o trabalhista Armando Monteiro. Cecílio adotou o muro como saída, embora não tenha cara de tucano.
Sabatina do PIB – Hoje, será a vez do candidato a governador pela Frente de Oposição, Armando Monteiro (PTB), passar por uma verdadeira sabatina com o PIB pernambucano em debate promovido pelo LIDE Empresarial, sob a coordenação do jornalista Drayton Nejaim Filho. Quatro jornalistas foram convidados, entre eles este blogueiro.

CURTAS
O primeiro– O candidato do PSB, Paulo Câmara, foi o primeiro a ser sabatinado pelo PIB pernambucano há 15 dias. O evento começa por volta das 20 horas num salão de eventos, em Boa Viagem. O evento é antecedido de um jantar muito bem organizado pelo LIDE.
ENGAJAMENTO – Na sua passagem pelo Sertão no fim de semana, o governador João Lyra Neto teve uma reunião política com nove prefeitos que atuam no Sertão Central. A palavra de ordem foi o engajamento total na campanha de Paulo Câmara.
Perguntar não ofende: Ibope e Maurício de Nassau vão trazer os mesmos números da corrida estadual?
'Como jóia de ouro no focinho de uma porca, assim é a mulher formosa que não tem discrição'. (Provérbios 11-22)
 Escrito por Magno Martins, às 06h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário