sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Coluna da sexta-feira


Lula fracassa em São Paulo
Candidato a governador por São Paulo, o ex-ministro Alexandre Padilha (PT), mais uma invenção do ex-presidente Lula depois de criar o factoide Fernando Haddad, o pior prefeito da capital paulista, patina nas pesquisas de intenção de voto dentro da margem de erro, entre 3% a 5%.
São Paulo vai se configurando, mais uma vez, como provável cenário em que o PT perderá a eleição para o PSDB. Pela pesquisa do Ibope de ontem, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) alcança 50% contra 11% de Paulo Skaf, do PMDB, enquanto Padilha alcança apenas 5%.
Lula já prestou um grande desserviço a São Paulo impondo goela abaixo, há dois anos, Fernando Haddad para prefeito. Se desse certo, seria um dos nomes que o ex-presidente projetaria para sucedê-lo no plano nacional.
Mas como o rapaz é muito ruim de serviço, liderando, para baixo, o ranking de avaliação dos prefeitos de capitais, não há mais salvação. Lula já perdeu a esperança de uma possível recuperação da sua gestão assim como as principais lideranças do PT.
Uma prova de que inventar em política é uma jogada de alto risco. Alckmin, apesar de todos os percalços, lidera para governador em cima do desastre administrativo do PT na capital.
A candidata natural do PT seria a ex-prefeita e hoje ministra Marta Suplicy, mas Lula não gosta dela como também não tolera Mercadante, o principal auxiliar de Dilma.
Prefere, como todo coronel que se preza, tirar um nome do bolso do colete, repetindo a trapalhada agora com Padilha, que pode até ser um bom nome, mas o fator Haddad é uma péssima referência, que só puxa o PT para baixo.
EFEITO AÉCIO– Em Minas Gerais, o candidato do PSDB apresentado por Aécio Neves, Pimenta da Veiga, que estava em baixa nas pesquisas, já aparece empatado tecnicamente com o candidato do PT, Fernando Pimentel. O petista tem 25% das intenções de voto contra 21% do tucano. E um fato importante é que Pimentel tem um percentual de rejeição maior do que o de Pimenta.
Banho mineiro– Na corrida para o Senado em Minas, o candidato de Aécio Neves, o ex-governador Antônio Anastasia (PSDB) não tem concorrente. Lidera com 38% contra 7% do candidato do PMDB, Josué Gomes. O PT sequer apresentou candidato e pelo rumo da campanha Aécio tende a eleger governador e senador.





Pezão reage – Briga boa se observa no Rio. Ali, apesar do desgaste do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), Pezão, o seu candidato, reage e já aparece empatado, tecnicamente, com Garotinho (PR) e Marcelo Crivela (PRB), 15%, 21% e 16%, respectivamente. Quem patina por lá é o candidato do PT, Lindbeg Farias, o último, com 11%. Garotinho, na frente, também lidera a rejeição.
Romário surprende– O candidato do PSB ao Planalto, Eduardo Campos, ligou, ontem, para o jogador e deputado Romário, para parabenizá-lo pelo desempenho na pesquisa do Ibope na corrida para o Senado. Filiado ao partido de Eduardo, Romário lidera com 24%, seguido pelo ex-prefeito César Maia (DEM), que tem 17%. Mas 42% dos eleitores cariocas se mostram indecisos.
Carreata em Caruaru– Por falar em Eduardo, ele volta a Pernambuco, amanhã, para reforçar a campanha de Paulo Câmara a governador. Participa de uma carreata em Caruaru. Na capital do Agreste, o candidato do PSB conseguiu unir num só palanque todas as tribos que brigam pelo poder: os Queiroz e os Lyra, além do grupo de Tony Gel.





CURTAS

CAUTELA– Liderando as pesquisas para o Senado, João Paulo (PT) reagiu com cautela, ontem, ao comentar a pesquisa do Ibope. “Os números mostram que estamos no rumo certo, mas não podemos repousar em berço esplêndido”, alertou.
ESGOTOS– Os 14 municípios da RMR, além da cidade de Goiana, na Zona da Mata Norte, irão receber investimentos da ordem de R$ 1 bilhão destinados a implantação ou recuperação do sistema de esgotamento sanitário. Os recursos, que fazem parte do programa Cidade Saneada, serão efetivados até 2015 pela Odebrecht Ambiental em parceria com a Compesa.
Perguntar não ofende: O efeito aeroporto está puxando Aécio para baixo?
'Espinhos e laços há no caminho do perverso; o que guarda a sua alma retira-se para longe dele'. (Provérbios 22-5)
 Escrito por Magno Martins, às 00h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário