terça-feira, 25 de novembro de 2014

Da tribuna do Senado, Humberto volta a negar propina

Senador Humberto Costa (PT-PT) discursa na tribuna do  Senado (Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado)2,Senador Humberto Costa (PT-PT) discursa na tribuna do Senado (Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado)
O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), subiu à tribuna da Casa nesta segunda-feira (24) para reiterar que não recebeu doação de campanha vinda de suposto esquema de corrupção na Petrobras. Segundo o jornal "O Estado de S.Paulo" deste domingo (23), Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da estatal, disse em depoimento que a campanha do senador em 2010 foi favorecida com o dinheiro irregular.
Segundo o jornal, Paulo Roberto Costa disse que um empresário ligado ao parlamentar pediu R$ 1 milhão para a campanha eleitoral. A quantia, ainda conforme a publicação, saiu da cota que pertenceria ao Partido Progressista (PP) dentro do esquema de pagamento de propina a partidos.  Em depoimento anterior, o ex-diretor havia afirmado que PP, PT e PMDB recebiam cotas em contratos superfaturados firmados da petroleira.
Humberto Costa já havia divulgado uma nota neste domingo para negar as acusações. Nesta segunda, reiterou que mantinha apenas “relações institucionais” com Paulo Roberto Costa em 2004. O assunto de ambos girava em torno da construção da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, obra que pode ter tido R$ 243 milhões em superfaturamento, segundo auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU).
“Conheci em 2004 quando eu era ministro da Saúde e ele, diretor da Petrobras e desenvolvi com ele uma relação institucional porque ele era o responsável pela implementação, em Pernambuco, de investimentos importantes da empresa, em especial em relação à refinaria Abreu e Lima. Essa relação se deu meramente num nível institucional, não tendo eu com ele intimidade maior”, afirmou o petista em entrevista à imprensa.
Se a informação tem de fato veracidade era necessário que se dissesse, por exemplo, quem foi e de onde veio esse dinheiro. Qual a fonte? Quem recebeu? De que maneira foi repassado para a campanha? Isso a informação que foi transmitida pelo jornal não diz"
Humberto Costa, líder do PT no Senado
Costa também disse que o suposto depoimento dado pelo ex-diretor é “fantasioso”. “Se a informação tem de fato veracidade era necessário que se dissesse, por exemplo, quem foi e de onde veio esse dinheiro. Qual a fonte? Quem recebeu? De que maneira foi repassado para a campanha? Isso a informação que foi transmitida pelo jornal não diz”, criticou o senador.
Priscilla Mendes Do G1, em Brasília

Um comentário:

  1. Deixe o seu comentário na notícia do dia e nós ficamos agradecidos por sua participação. Na sua opinião Humberto recebeu ou não dinheiro da Petrobrás ?

    ResponderExcluir