sábado, 23 de maio de 2015

Projeto Literário: Parelheiros: Patrimônio cultural e natural de São Paulo


 Há 33 anos minha mãe decidiu sair de Veleiros e vir para Parelheiros. 
A adaptação foi meio difícil, porque estávamos acostumadas com o lado desenvolvido de São Paulo, trânsito, barulho, correria.
A região de Parelheiros parecia cidadezinha de interior, poucas casas... Pouca gente.
Durante estes 33 anos eu vi o Distrito de Parelheiros mudar.
Vi o Rodoanel chegar, a estação de trem Varginha ser desativada, também vi o Governo do Estado decidir reiniciar o funcionamento do trecho Grajaú Varginha (trem).
Vi acabar os passeios turisticos para o litoral pela linha de trem.
Vi amigos partirem para realizarem seus sonhos, vi grandes comércios chegarem a região.
Vi as escolas em que estudei se transformarem de pequenas casinhas em grandes escolas.
Vi muita coisa.
Sai de Parelheiros, morei 3 meses na Consolação, mas voltei...


 Sempre guardei a vontade de escrever sobre este lugar, mas não entendia muito bem todo o valor histórico e cultural da região.
E a ideia sempre rascunhou meus pensamentos.
Em 2014 resolvi participar de uma licitação da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com o projeto literário sobre Parelheiros.
Um livro... Para mim não era novidade, escrevo desde 1989, desde meus 11 anos, mas sempre escrevi poesia.
Escrever sobre Parelheiros. Tive a ideia misturar poesia, história, fotografia, levantamento cultural.
Rio Pinheiros antigamente

Em setembro a resposta... Ganhei a licitação junto com mais 150 pessoas. Agente Comunitária de Cultura, produção literária... E começou o projeto que já vivia dentro da minha cabeça há uns 10 anos.
E depois disso, vi meu sonho, meu projeto se concretizar...
Eu não conseguiria realizar este sonho sem a ajuda da população de Parelheiros... Toda história, toda riqueza cultural, diversidade natural... Algo que não tem como explicar.
Somente sentir gratidão imensa por conseguir realizar este projeto.


Obrigada Distrito de Parelheiros, Marsilac e Parte do Grajaú.

Agradecida

Dryca Lys

Nenhum comentário:

Postar um comentário